SEO

Search Engine Optimization – O Guia Completo Para 2018

O que é SEO? Tal como o nome indica, SearchEngineOptimization, é uma ferramenta que têm como objetivo aumentar a visibilidade dos resultados dos motores de busca e torna-los mais eficientes e otimizados.

SEO engloba assim não só a componente técnica como a criativa que é necessária para melhorar os rankings, direcionar o tráfego nos sites, e aumentar a consciência relativa aos motores de busca.

Há muitos aspetos a considerar quando estamos a falar de SEO, desde as palavras que compõem a nossa página web, até à maneira como os outros sites se interligam com a nossa página. No entanto, SEO não se trata apenas de construir sites de modo a estes serem aceites por motores de busca, mas sim em tornar as páginas web o mais atraente aos utilizadores.

Assim, queremos deixar aqui um guia que irá dar a conhecer todas as áreas de SEO, desde encontrar as palavras chave certas que irão aumentar o tráfego no seu site, á construção de links e como publicitar e promover o seu site de modo a acrescentar valor.

SEO vs. Redes Sociais

A maioria do tráfego na internet é gerido pelos principais motores de busca, que são conhecidos por todos, Google, Bing e Yahoo!

Ainda que as redes sociais possam também levar as pessoas a vários sites, são principalmente os motores de busca que encaminham os utilizadores, e isto aplica-se a qualquer tipo de site. Quando alguém necessita de uma certa informação, recorre aos motores de busca como um meio para atingir o fim que necessita.

As Grandes Vantagens do SEO

Se os motores de busca não encontram o seu site, ou não adicionam a sua informação na sua base de dados, não levarão os utilizadores ao seu site, perdendo assim uma possibilidade de angariar novos clientes.

Há um termo importante a lembrar, “searchqueries”, que são as palavras que os utilizadores inserem no motor de busca, que os levará a vários sites que contem conteúdo relacionado com as mesmas palavras.

Já foi estudado que o tráfego induzido pelos motores de busca pode fazer com que um dado negócio tenha sucesso ou não, assim conseguimos perceber a importância do SEO.

Os motores de busca estão sempre a tentar superar-se, tentando sempre procurar a melhor informação possível para dar aos seus utilizadores. Com o SEO certo, poderá abrir as portas do seu site para milhares de utilizadores.

Cada vez mais o mundo da internet se torna mais competitivo, e assim os negócios que dão uso ao SEO estarão em vantagem perante os restantes.

Apesar do SEO ser um processo complexo, está facilmente ao alcance de qualquer um, uma vez que tem ao seu dispor na internet, diversos guias como estes que lhe permitem perceber um pouco melhor o seu funcionamento.

Os Motores de Busca

1.Como funcionam os motores de busca?

Os motores de busca têmque ser capazes de pesquisar em toda a internet, e tentar fazer uma lista dos melhores sites, ordenando-os por relevância para os utilizadores. Assim, quando um certo tema é necessitado, o motor de busca saberá a qual site terá que direcionar o utilizador para obter a melhor fonte de informação possível.

Quando os motores de busca encontram as páginas referentes a um certo tema, usam o seu código para armazenar na sua base de dados, de modo a mais tarde poder aceder aos mesmos, quando certas palavras chaves são inseridas.

Para que toda a quantidade possa ser armazenada, são criados mecanismos de armazenamento espalhados por todo o mundo. Podemos ver os motores de busca como máquinas de resposta, uma vez que quando o utilizador insere uma dada informação a qual pretende saber mais, o motor de busca irá devolver-lhe um site que lhe irá fornecer mais informações.

Os motores de busca têm assim que decidir entre todos os sites quais os que são mais indicados, para isto, terão que avaliar entre os sites existentes, aqueles que não só tem a informação necessária, mas também são populares, uma vez que para os motores e busca a popularidade se traduz num maior valor da informação presente no mesmo. A escolha do site a indicar ao utilizador é realizada através de algoritmos matemáticos.

2.Qual a interação dos utilizadores com os motores de busca?

Para qualquer site é importante criar uma relação com os seus utilizadores, pois são estes que asseguram a sua sobrevivência.

Tem que se identificar o público alvo, de modo a conseguir de uma melhor forma responder as suas necessidades e manter a confiança dos mesmos. Por norma há três palavras chaves que os utilizadores pesquisam, fazer algo, como marcar um voo ou ouvir uma canção, adquirir uma informação, ou dirigir-se a um site concreto.

Após os utilizadores solicitarem uma destas três palavras chaves, o motor de busca tem que se certificar que ao enviar o utilizador para um dado site, este terá as respostas que são procuradas. Assim, é muito importante perceber o que o seu público alvo procura e certificar-se que o seu site é a resposta ideal.

Os motores de busca têm se tornado cada vez mais sofisticados, no entanto não são capazes de ver e perceber um site como um ser humano, e é aqui que entra o SEO, que ajuda os motores de busca a perceber o que cada página web contém e como será útil para os utilizadores.

3.Desenvolvimento e Design

Como temos vindo a perceber, os motores de busca são limitados no que toca a maneira como navegam entre os vários sites e como interpretam os mesmos. A maneira como o ser humana interpreta um dado site não é a mesma como um motor de busca o interpreta, iremos assim discutir alguns aspetos específicos para tornar estas interpretações o mais idênticas.

Para garantir uma melhor performance do seu site, no que toca os motores de busca, é importante certificar-se que o seu conteúdo está em formato HTML, uma vez que imagens e outros conteúdos poderão ser ignorados.

Existem ferramentas que lhe permitem visualizar o seu site tal como o motor de busca o irá ver, permitindo-lhe assim perceber se toda a informação relevante está a ser visualizada.

As palavras chaves são fundamentais para este processo de pesquisa, uma vez que os motores de busca ao terem que armazenar quantidades enormes de informação, por vezes foca-se nestas palavras-chave.

4. Pesquisa para as Palavras-Chave

Tudo começa quando as palavras são colocadas nos motores de busca. No que toca o campo da pesquisa, as palavras-chave são talvez as mais importantes, com maior valor e maior retorno. Ter as palavras certas poderá definir o sucesso ou insucesso do seu site. Ao fazer uma pesquisa com a palavra-chave do mercado onde se insere, irá permitir-lhe não só perceber qual deverá ser o seu foco principal como também aprenderá sobre possíveis clientes. O importante não é simplesmente gerar tráfego para o seu site, mas sim gerar o tráfego certo.

Como conseguimos perceber a importância de uma palavra-chave no nosso site? É importante perceber que palavras levam mais clientes a sua página.

É possível através de certos softwares perceber o que os utilizadores colocam nos motores de busca que os levarão para o seu site, no entanto não nos é possível perceber qual valioso é esse tráfego de pessoas para o nosso site.

Para conseguir perceber o valor de uma palavra-chave é necessário primeiro entender o valor do nosso próprio site.

Para perceber quais as palavras a usar, é necessário entender a procura de um dado termo ou frase, e também perceber o trabalho que é necessário para atingir um bom lugar no ranking.

5. Crescimento do Site e Linkbuilding

Os motores de busca têmque procurar uma vasta rede de sites, e são os links os caminhos que os guiam. Os links permitem aos motores de busca entender como é que as várias páginas se relacionam.

Mas como é que os motores de busca dão um certo valor a um link? Há processos muito elaborados que os motores de busca utilizam para atribuir valor aos links, que não são necessários de saber, no entanto há aspetos dos links que achamos ser importante salientar.

Quanto mais popular for um determinado site, mais os links desse mesmo site importam. Para ganhar a confiança dos motores de busca e mostrar que o seu site é de facto de confiança, é importante que tenha vários links de outros parceiros.

É também importante salientar, que se o seu tema abrange um determinado tema, os links mais importantes são aqueles que se relacionam diretamente com o seu tema. Links para sites que não vão ao encontro do seu negócio não lhe acrescentaram nenhum valor.

Como seria de esperar, existe em toda a internet vírus, e devido a isto, os motores de busca tentam sempre eliminar os sites que consideram não ser fidedignos. Uma maneira de se mostrar como um site de confiança perante os mesmos, é de facto estabelecer ligações, que resultarão em links, com domínios de confiança.

Sites governamentais ou de instituições são apenas dois exemplos de domínios de confiança. Como em todas as coisas, os links com o tempo perdem a sua credibilidade, porque surgem novos conteúdos e novas páginas, assim é de extrema importância que os links sejam renovados.

6. Ferramentas e Serviços dos Motores de busca

Como temos vindo a perceber, o SEO usa imensas ferramentas, e algumas das melhores ferramentas são providenciadas pelos próprios motores de busca.

No final do dia, os motores de busca querem que sejam criados sites com conteúdo acessível, e por isso dão as ferramentas e softwares necessários para esse efeito. Havendo uma grande variedade de ajudas gratuitas, oferece assim uma grande oportunidade de haver uma troca de informação com os motores de busca.

Podemos verificar vários Protocolos dos Motores de Busca:

  • SItemaps– são basicamente listas de ficheiros que dão pistas aos motores de busca de como navegar por toda a informação que existe na internet. Ajudam assim na procura de informação e classificação do conteúdo de um certo site, que secalhar sem estas pistas nunca o encontrariam sozinhos.
  • txt– esta é uma ferramenta que também irá auxiliar os motores de busca nesta pesquisa de informação.
  • Meta Robots– criam instruções especificas para os motores de busca.

Estes foram os protocolos que achamos que seriam mais importantes para si, para já, numa fase inicial.

7. Medir e Acompanhar o Sucesso

Na otimização dos motores de busca, a medição e o acompanhamento é um fator muito importante para o sucesso. Profissionais SEOs mantém se atentos à evolução dos rankings, referências, links, e tudo isto para os puder auxiliar na definição de uma melhor estratégia que os levará ao sucesso.

Embora seja importante referir que cada caso é um caso, cada negócio é diferente, mas há alguns aspetos que deveremos sempre ter em mente quando queremos melhorar.

Por vezes, torna-se difícil otimizar um comportamento especifico do motor de busca, uma vez que os seus algoritmos que os regem não são públicos, mas há várias táticas que poderemos adotar, que se tem mostrado bastante eficazes.

Diariamente surgem também novas informações que nos ajudam a lidar com as variáveis que afetam os rankings. Poderá ainda utilizar os próprios motores de busca para ganhar vantagem competitiva, ao estruturar o seu site de modo a este ser bem recebido pelos motores de busca, usando as palavras-chave ideias, e suportando-o com links de qualidade.

Após recolher a informação da evolução do seu site, é importante saber o que fazer com toda a informação, e terá também ao seu dispor muitas ferramentas que o irão auxiliar nesta etapa.

Chegamos assim, ao fim deste guia sobre SEO para iniciantes. Esperemos que tenhamos conseguido desmistificar um pouco sobre os motores de busca e todos os aspetos a ter em conta, mas é também importante salientar que há muito a saber sobre este mundo, que se tem mostrado muito útil nos dias de hoje.

info1 - Search Engine Optimization - O Guia Completo Para 2018
Fonte da imagem: riseinteractive.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *